Blog do Victor Martins
F-Indy

O calendário 2012 da Indy

SÃO PAULO | O ano passa, e a Indy ainda não soltou seu calendário para o ano que vem. Oficialmente, a categoria confirmou que deve fazê-lo num prazo de duas semanas, embora com ressalvas. Como nos anos anteriores, será anunciada inicialmente uma primeira remessa de corridas, que no papel são oito garantidas. A temporada 2012 […]

SÃO PAULO | O ano passa, e a Indy ainda não soltou seu calendário para o ano que vem. Oficialmente, a categoria confirmou que deve fazê-lo num prazo de duas semanas, embora com ressalvas. Como nos anos anteriores, será anunciada inicialmente uma primeira remessa de corridas, que no papel são oito garantidas.

A temporada 2012 vai abrir novamente nas ruas de São Petersburgo, em 25 de março. Na semana seguinte, já está definida a etapa de Barber, no Alabama. Depois, em 15 de abril, a Indy visita a Praia Grande da Califórnia. Os caras empacotam tudo e vem para o Brasil no primeiro domingo de maio, para disputar entre os dias 5 e 6, se não chover, a corrida no Anhembi. Aí, voltam para os EUA e começam os preparativos para a Indy 500 do fim do mês. Duas semanas depois vêm as provas gêmeas do Texas.

Assim, as primeiras seis etapas já estão devidamente garantidas.

Outra está mais do que presente, vide o sucesso de público — e não de pista em si — no fim de semana, a de Baltimore. Apesar de desgastante e ondulada, a ida a Maryland deu uma revigorada no povo da categoria, que via sua audiência em pista falhar nas últimas corridas. A oitava é a volta do superoval de Fontana, em 15 de setembro.

Se o calendário deve manter as 17 etapas dos últimos, diz a matemática que restam nove para completar. Dificilmente não estarão no ano que vem Toronto, Mid-Ohio,  Sonoma e Las Vegas — esta última, encerramento da temporada e sonho de consumo do presidente Randy Bernard. É certo que Motegi não volta, e para seu lugar está sendo negociada a entrada de uma pista chinesa. Aí são 13.

Iowa tenta persuadir sua permanência imitando Texas e dividindo a prova em dois e o Kentucky, que está na categoria desde 2000, ainda deve manter seu posto na temporada, segundo as últimas infos vindas dos administradores do oval de Sparta. E aí ficam as dúvidas: Milwaukee — que muitos dizem que sai —, Edmonton — sempre arrumando algo aos 45 do segundo tempo — e a tal segunda corrida no Brasil — que estava muito mais para Porto Alegre, ninguém mais falou nada, e já indicam uma chance em Salvador, face os encontros que o governador da Bahia, Jaques Wagner, teve com a cúpula da Indy.

Questionada, a Indy respondeu apenas me repassando um link para sua última notícia referente. Datado de 29 de abril…