Blog do Victor Martins
F1

S & F

SÃO PAULO | A redenção de Senna à primeira impressão causada ontem foi das melhores — ainda que pareça exacerbada, talvez de forma errada, por todo pão e circo armado pela emissora-máter, num esperado comparativo com o tio na pista que, uh!, separa pilotos de pilotos. Bruno queria e rezava pela manutenção do mau tempo que […]

F1-BELGIUM-SPA-PRACTICE" src="/wp-content/uploads/2011/08/14.jpg" alt="" width="331" height="498" />SÃO PAULO | A redenção de Senna à primeira impressão causada ontem foi das melhores — ainda que pareça exacerbada, talvez de forma errada, por todo pão e circo armado pela emissora-máter, num esperado comparativo com o tio na pista que, uh!, separa pilotos de pilotos. Bruno queria e rezava pela manutenção do mau tempo que o fez parar na barreira de pneus, e no pós-descabaço, tratou de andar na frente de Petrov e fazer jus ao discurso oficial da chefia da Lotus Renault. Um sétimo lugar no grid, ao lado de Alonso, é excelente, e o brasileiro tem lá algumas horas para sorrir e comemorar. Depois vem a noite, o sono que vai vir com dificuldade e um domingo que parece que será sem chuva em Spa & Francorchamps.

Bruno, então, terá algumas dificuldades. Porque não teve chance de guiar no seco com um carro que pouco conhece — e isso deve ser ressaltado, face a fase antiteste que vive a F1. Natural, então, que perca posições ao longo da corrida, de modo que, se chegar na zona de pontos, já terá sido um feito e tanto. Sua briga vai ficar ali com as Force India — que terão difícil batalha de recuperação com Sutil, acidentado, e Di Resta, atrapalhado pela equipe — e as ótimas Toro Rosso, sobretudo deste notável Alguersuari que melhora a olhos vistos, como diriam as nossas avós fazendo o bolo de milho para o café da tarde.

Na frente, Vettel tirou a fórceps a pole de Hamilton Pica-Pau de polainas e Webber 3.5. Confesso que achava que dificilmente sairia das mãos do aniversariante do dia a primeira posição, por tudo que vinha fazendo no fim de semana. Foi um átimo do vaivém da chuva que afetou as pretensões do australiano, que tende a vir firme e forte para sua primeira vitória no ano. Acho que já disse isso em algum outro momento neste ano. Claro que me dei mal.

Hamilton deve largar em segundo. Ou em sétimo. Ou sei lá em que posição. Vai depender dos comissários, que estão a ouvi-lo, bem como a El Loco Maldonado. Num primeiro instante, aquele entrevero pós-Q2 parecia totalmente culpa de uma esquizofrenia momentânea do inglês. Depois, até vi que o venezuelano teve lá sua parcela. Que vai sobrar para alguém, vai. Que sobre pros dois, pois.

Massa, pela segunda vez seguida, sai na frente de Alonso. O que é bom, claro. Agora precisa de um desempenho semelhante em corrida, coisa que não aconteceu, consecutivamente ou não, em 2011. Se o foco da Ferrari é brigar pelas vitórias até o fim do ano, que faça seu papel amanhã. Fernando, por sua vez, foi mal e culpou Ligeirinho Pérez. É o rei do mimimi. A Juliana Tesser que gosta dizer que Alonso adora uma cama porque gosta de chorar em lugar quente. Essas meninas, viu, têm cada dito…

Falando em Pérez, quedê Kobayashi?

Em rara atitude, Barrichello isentou Kovalainen de culpa por ter sido atrapalhado no Q2. Não havia muito o que fazer, e Rubens larga em 14º amanhã. Sei não, mas o brasileiro já parece meio conformado com essa Williams que não vai e, acima de tudo, na qual está difícil ficar — a não ser que as pendengas financeiras sejam resolvidas. O grande problema para Barrichello é o tempo que lhe restaria para tentar arrumar um outro lugar decente na F1, visto que as principais vagas já estão devidamente ocupadas. A única hipótese, dificílima, é Barrichello ver como a Renault vai lidar com Kubica — ou, melhor dizendo, como Kubica vai lidar em seu retorno — e, no caso de o polonês abdicar do esporte, Rubens aparecer com seus serviços para ser um novo líder do time. Mas isso é papo pra outra hora.

O que interessa é que o domingo será interessante na pista que dá gosto de acompanhar uma corrida, seja boa ou ruim. Como no BRV apostei que Hamilton ganharia, mudo totalmente de opinião e digo que este Pastor aí é pecador e pior que o Malafaia.