Blog do Victor Martins
Automobilismo brasileiro

Mau começo

SÃO PAULO | No último fim de semana teve início no Brasil o Moto 1000 GP, categoria que tem no comando Alex Barros e Gilson Scudeler, dois dos maiores nomes da história do motociclismo brasileiro. Além da presença de Denilson, o ex-jogador de futebol, a marca da estreia foi o gravíssimo acidente de Renan Alves, […]

SÃO PAULO | No último fim de semana teve início no Brasil o Moto 1000 GP, categoria que tem no comando Alex Barros e Gilson Scudeler, dois dos maiores nomes da história do motociclismo brasileiro. Além da presença de Denilson, o ex-jogador de futebol, a marca da estreia foi o gravíssimo acidente de Renan Alves, 31, durante o warm up da categoria principal. Alves foi parar na barreira de proteção da curva 1 do antigo traçado, e testemunhas afirmam que seu pescoço chegou a “dobrar” no choque. Coisa das mais feias. Renan está internado, e seu estado é considerado gravíssimo.

Quem foi ao autódromo paulista e estava nos boxes tinha imagens ao vivo de absolutamente todos os treinos e corridas. Portanto, viram o acidente, captado por dois cinegrafistas. Nada secreto. Supondo que acontecesse durante as provas, seria transmitido pela Record News, que tem os direitos de transmissão. O Grande Prêmio solicitou formalmente o registro do acidente, via assessoria, à organização.  Mas as imagens não foram liberadas, e nenhuma explicação plausível foi dada. Como muitas coisas sobre o acidente, propriamente dito.

Diante de todos os problemas que aconteceram justamente em Interlagos neste ano, com três mortes — uma delas em um treino de moto — e num momento em que o esporte a motor brasileiro vive um período de tremenda infelicidade, esconder as imagens do acidente já denota o caminho que tende a ser adotado por esta que parece ser uma categoria promissora, o mesmo de abafa que é característica do automobilismo. Um mau caminho, pois.