Blog do Victor Martins
Stock Car

O lamento da CBA

SÃO PAULO | Um dia depois das notas emitidas por Vicar e Red Bull, foi a vez da CBA se manifestar. E, indiretamente, a entidade admite que houve um erro por seus comissários terem punido Cacá Bueno e Daniel Serra na corrida da Stock Car em Campo Grande, apesar de ressaltar que sua decisão — o drive-through […]

SÃO PAULO | Um dia depois das notas emitidas por Vicar e Red Bull, foi a vez da CBA se manifestar. E, indiretamente, a entidade admite que houve um erro por seus comissários terem punido Cacá Bueno e Daniel Serra na corrida da Stock Car em Campo Grande, apesar de ressaltar que sua decisão — o drive-through para ambos — foi baseada nos dados da cronometragem, que segue afirmando que não houve problemas em seu equipamento. O comunicado na íntegra é esse, “desculpe a nossa falha”, e deixo os comentários aos caríssimos internautas:

Com relação aos fatos ocorridos durante a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, disputada dia 5 de junho no Autódromo Internacional de Campo Grande (MS), a Confederação Brasileira de Automobilismo esclarece que:

1) A empresa provedora de serviços de cronometragem reitera que duas aferições realizadas no equipamento utilizado em Campo Grande comprovaram que o mesmo funcionava dentro da normalidade. Em 812 passagens durante a prova ocorreram distorções de medição na ordem de 0,246%.

2) Cabe ao serviço de cronometragem informar aos comissários desportivos o numeral dos veículos que excedem o limite de velocidade na área dos boxes. De posse da informação os comissários desportivos aplicam o parágrafo I do artigo 82 do Regulamento Desportivo da categoria, documento disponível no site da CBA. O procedimento descrito nesse parágrafo foi cumprido de acordo com o estipulado.

3) A escalação dos comissários técnicos e desportivos para atuar em provas de campeonatos brasileiros demanda a presença desses oficiais em seminários e cursos de formação e aprimoramento. Nos últimos dois anos a CBA realizou três seminários dedicados a isso, ministrados por instrutores indicados pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e mantém encontros pontuais para efetuar um treinamento constante desses oficiais.

4) Após o evento em questão foi solicitado à empresa mantenedora dos motores uma análise do sistema de aquisição de dados “onboard” nos dois carros penalizados. O exame mostrou que os pilotos não excederam o limite de velocidade para o local.

5) A empresa provedora de serviços de cronometragem continua investigando possíveis interferências eletro-eletrônicas no local onde o equipamento estava instalado e que poderiam ter afetado aleatoriamente a medição de velocidade.

6) Diante dos fatos já conhecidos é possível entender que as discrepâncias de dados tem origem técnica e não contaram com a interferência dos pilotos. Lamentamos profundamente que o ocorrido tenha causado prejuízos desportivos aos dois competidores envolvidos na situação acima descrita.