Blog do Victor Martins
F1

Vrunzinho, vrunzinho

SÃO PAULO | A FIA decidiu há pouco aquilo que já vinha sido dito e tal: em 2014, os motores em V perdem mais dois cilindros, caindo para 6, e a capacidade também cai, para 1,6 L. E decidiu rápido: quatro linhas de explicação, e nada mais. Daqui uns 10 anos, a F1 vai chegar […]

SÃO PAULO | A FIA decidiu há pouco aquilo que já vinha sido dito e tal: em 2014, os motores em V perdem mais dois cilindros, caindo para 6, e a capacidade também cai, para 1,6 L. E decidiu rápido: quatro linhas de explicação, e nada mais. Daqui uns 10 anos, a F1 vai chegar a 1.0, e a Ford vai se sentir interessada em entrar para alinhar no grid com um Ka.

Mas o ponto que mais se esperava debater permanece uma incógnita: não houve menção ao número máximo de giros. Atualmente são 18 mil. Queriam reduzir para 12 mil. Os donos de circuitos chiaram: “Aí, não, dragão!”. O Fernando Silva falou com Castilho de Andrade, assessor do GP do Brasil, que confirmou que Tamas Rohonyi, promotor/organizador da prova em Interlagos, está na Europa para participar das reuniões que discutem as rpm. É, sim, uma preocupação deles que não sejam drasticamente reduzidas para que o ronco não afaste público.

A decisão sobre o assunto deve sair até sexta. Vamovê.