Blog do Victor Martins
Automobilismo brasileiro

As regras do Marcas

SÃO PAULO | A Juliana Tesser produziu um especial no Grande Prêmio para falar sobre o Brasileiro de Marcas, que reestreia após 17 anos. Mas chamo a atenção para o regulamento esportivo divulgado há pouco pela CBA, cujas regras abaixo considero especiais destacar, do jeito que foram divulgadas. (…) Que tem ciência da proibição de […]

SÃO PAULO | A Juliana Tesser produziu um especial no Grande Prêmio para falar sobre o Brasileiro de Marcas, que reestreia após 17 anos. Mas chamo a atenção para o regulamento esportivo divulgado há pouco pela CBA, cujas regras abaixo considero especiais destacar, do jeito que foram divulgadas.

(…) Que tem ciência da proibição de manifestação por parte do piloto ou equipe através de qualquer de seus membros, por qualquer meio, que venha a agredir, ofender, deixar dúvidas quanto ao comportamento ou posicionamento de outros pilotos, equipes, organizadores, direção de prova, comissários da prova, bem como comentários negativos sobre o desempenho ou qualidade dos produtos fornecidos tais como pneus, freios, carrocerias, motores, combustíveis, etc. O não cumprimento deste item implica na pena de suspensão ou desclassificação alem de multa de 100 (cem) up’s.

(…) A Marca Campeã: Somente as Marcas que participam em caráter oficial, assim declaradas por escrito à CBA pela empresa promotora em cada evento, tomam parte da competição por este titulo. Somente serão considerados os dois melhores resultados de cada Marca por prova. Será declarada a Marca Campeã, aquela que somar o maior número de pontos, descartando-se as duas piores pontuações.

(…) A partir do segundo evento, até o ultimo, o lastro de sucesso deverá estar fixado, no local pré determinado pelo regulamento técnico, durante todas as sessões de treinos livres oficiais, classificação e nas duas provas. Caso dois ou mais pilotos estiverem empatados em pontos no Campeonato, estes pilotos deverão utilizar a mesma quantidade de lastro, conforme a tabela abaixo:
Primeiro Colocado – 50 Kg
Segundo Colocado – 40 Kg
Terceiro Colocado – 30 Kg
Quarto Colocado – 20 Kg
Quinto Colocado – 10 Kg

O sistema de lastro de sucesso não será acumulativo. Sendo sempre aplicado para o evento seguinte em função do resultado do Campeonato após o evento anterior.