Blog do Victor Martins
Stock Car

Mais uma

SÃO PAULO | Aqueles que têm parabólica ou TV a cabo puderam ver a etapa da Stock Car em Campo Grande. Uma pista mais do que suja, mas que até proporcionou uma bela etapa, com vitória de Luciano Burti. Mas lá para o fim da prova, eis que a direção de prova e o GC […]

SÃO PAULO | Aqueles que têm parabólica ou TV a cabo puderam ver a etapa da Stock Car em Campo Grande. Uma pista mais do que suja, mas que até proporcionou uma bela etapa, com vitória de Luciano Burti.

Mas lá para o fim da prova, eis que a direção de prova e o GC mostraram que os carros 0 e 29, de Cacá Bueno e Daniel Serra, respectivamente, tomaram drive-through. Não havia informação do que havia acontecido até que a transmissão resgatasse o rádio de Cacá.

A Red Bull dizia que o piloto havia passado o limite de velocidade nos pits. Cacá, claro, bradou e disse que “tenho certeza” de que andou direito no limite de 50 km/h. Tempo depois, no Twitter, Serrinha também se queixou.

A velocidade nos pits é medida por trechos. Os dois pilotos foram pegos no primeiro. O sensor indicou que Serrinha passou a 80 km/h. Cacá foi pego a absurdos 140 km/h. As câmeras on-board mostram que não passaram dos 50 km/h. Como disse renomada pessoa do meio, “nem na pista se chega naquele trecho com aquela velocidade”.

A cronometragem — que não é feita pela Tag Heuer, mas tem lá sua marca e acaba respondendo por tal — foi um dos pontos criticados no fim de semana. O ápice foi quando Popó Bueno viu-se fora da disputa da superpole no sábado ao ver, tempo depois que a primeira parte da classificação havia acabado, que a última volta de Thiago Camilo havia sido colocado no sistema tardiamente. 

Coisas poucas, não?, que mudam um campeonato. Será que a Vicar vai admitir o erro aos envolvidos, mas sequer divulgá-lo publicamente, como fez com Rodrigo Sperafico em Ribeirão Preto? Será que um dia a Stock Car vai passar uma prova incólume de erros cometidos por comissários?

Alá o fundo do poço…