Blog do Victor Martins
F1

Contra o Bahrein

SÃO PAULO | Depois de Webber, único piloto a vir a público para manifestar-se abertamente, agora é a vez de Max Mosley, ex-presidente da FIA, criticar duramente a decisão da entidade e da F1 em ajambrar a corrida do Bahrein na temporada. Falando em “violação dos direitos humanos”, Mosley deu clara indicação de que, se […]

SÃO PAULO | Depois de Webber, único piloto a vir a público para manifestar-se abertamente, agora é a vez de Max Mosley, ex-presidente da FIA, criticar duramente a decisão da entidade e da F1 em ajambrar a corrida do Bahrein na temporada.

Falando em “violação dos direitos humanos”, Mosley deu clara indicação de que, se estivesse no comando, cancelaria a prova porque “não é função de um órgão desportivo ditar aos governos o que podem ou não fazer” e que o Bahrein “está sendo usado por um regime opressivo para camuflar suas ações”. O ex-dirigente encerrou dizendo que a atitude “custará muito para a F1”.

Na edição de março da Revista Warm Up, Fernando Silva trouxe um interessantíssimo e oportuno material que mostra como a F1 dá de ombros para as questões políticas. Agora, os olhos do mundo estão bem mais atentos porque a tecnologia e os recursos a que temos disposições são fartos — e também aos barenitas protestantes. Muitos destes, aliás, já começaram a espalhar pela internet que vão, sim, usar a categoria como plataforma para suas reivindicações.

Seria fundamental que algum piloto ou dirigente renomado batesse o pé e se opusesse a viajar ao Bahrein. Até outubro, enquanto a ideia da F1 não for demovida, é a única coisa realmente de valor para este bom campeonato — que já está decidido.