INDIANÁPOLIS | De novo, o Bump Day acabou reservando para si toda a tensão que envolve a formação do grid de largada para as 500 Milhas de Indianápolis, a mais tradicional prova do calendário da Indy. A chuva foi a grande protagonista do dia. Por conta da pista molhada, o treino foi interrompido duas vezes e gerou enorme expectativa entre aqueles que ainda precisavam de tempo para registrar voltas rápidas.
Carsten Horst/Grande Prêmio |
Raphael Matos, embora tenha tentando até o fim, não conseguiu encontrar o desempenho suficiente e está fora das 500 Milhas, prova que acontece no próximo dia 29, com pole do canadense Alex Tagliani, da Sam Schmidt.
A chuva era fava contada a partir das 12h. Chegou, com exatidão, às 12h07, pegando um pedaço da volta final de classificação de Graham Rahal, mas não atrapalhando o piloto, que completou os quatro giros obrigatórios em 2min40s442, e às 12h10 com intensidade que fez até pensar que o fim do mundo apregoado pelo tal pastor havia chegado um dia mais tarde. Antes dele — de Rahal, não do pastor —, apenas Bia Figueiredo havia ido à pista. Sem apresentar a velocidade vista em seu carro pela manhã, a pilota da Dreyer & Reinbold marcou 2min40s801.
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Pippa Mann e Charlie Kimball seguiram o bonde e entraram no grid, sem muitos sustos — muito embora os dois ainda se mostravam apreensivos depois, torcendo por chuva. Ryan Hunter-Reay, com o carro capenga da Andretti, sofreu. Mike Conway, mais ainda. Conway era o 31º naquele instante, jogando Matos para a bolha. Estava completo, momentaneamente, o grid com 33 carros.
O primeiro a ter a tarefa de fazer Raphael ser ‘bumped’ foi James Jakes, da Dale Coyne. Passou longe disso. Depois apareceu Sebastián Saavedra, colombiano da Conquest. Idem. A torcida de Matos não seria suficiente contra Marco Andretti. O norte-americano não foi lá tão bem assim, mas acabou sendo 0s3 melhor que o brasileiro. Que, desolado, sentiu o golpe assistindo a tudo na garagem de seu time, a AFS.
Raphael ainda veria seu nome cair para 35º com a sequência voadora de Paul Tracy, companheiro de Bia na Dreyer & Reinbold: 2min40s043, melhor tempo do Bump Day. E olha que quase o negócio virou água. “Eu comecei a terceira volta e comecei a ver água na minha viseira e pensei: ‘Ah, não, tá brincando comigo, o que falta mais acontecer comigo?'”, e o glorioso canadense de 43 anos entrou fácil depois de se ver fora da corrida no ano passado.
E a chuva ressurgia no cenário, para desespero de Danica Patrick, a última na fila para se classificar.
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A segunda rodada de tentativas foi aberta com Matos. Seu carro, segundo o piloto, não havia tido mudanças radicais em relação à primeira oportunidade. Mas o tempo mudou, sim. Para pior: foi meio segundo para cima, e Raphael seguia sem entrar na prova. Mesma situação vivenciaram Conway, Saavedra e Lloyd, que abortaram suas participações ao repararem que não haviam conseguido média para tirar Andretti.
O jogo foi sendo jogado, e o próprio Marco mais Hunter-Reay e Bia retiraram seus carros da fila para não correrem o risco visto por Tracy e Jay Howard no ano passado — os dois foram à pista no fim, fizeram tempos piores daqueles que já tinham e promoveram a entrada de Saavedra na corrida. O jogo continuou quando Lloyd foi lá alinhar e o chefe Dale Coyne deu uma de ‘johnny-armless’, achando que a tentativa anterior que não havia sido completada não valia para o total de três a que cada um tem direito. Saíram da linha rapidinho.
O primeiro a esgotar sua participação foi Conway. Tentou lá, mas quando na primeira volta surgiu uma média de velocidade na casa de 221,2 mph, trouxe o carro de volta para os boxes e ficou sentado perto do carro, atônito, olhando para o nada. O vencedor da etapa de Long Beach não vai correr em Indianápolis. Tal como Saavedra. Tal como Matos.
O brasileiro já notara que na primeira volta não alcançaria o tempo de Andretti. Deu mais duas para confirmar. E se foi para os pits.
O único que poderia, então, desbancar Marco era Lloyd. E a cada volta sua, urros e aplausos da torcida: o inglês obteve média de 223,9 mph e foi parar em 30º, jogando Hunter-Reay para a bolha e Marco para fora.
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Matos tornou-se hoje o primeiro brasileiro a não se classificar para a prova em 16 anos, repetindo Emerson Fittipaldi e Marco Greco na última 500 Milhas antes da cisão da Indy.
A Indy 500 acontece na semana que vem. Não para cinco pilotos e a dupla/o trio da Dragon, Ho-Pin Tung, Scott Speed e Patrick Carpentier. É a vida, e o show tem de continuar. Show por muitas vezes ingrato, esse, o da Indy.