Blog do Victor Martins
Automobilismo brasileiro

O fim da linha

SÃO PAULO | E Douglas Soares resolveu abandonar a carreira de piloto, com bem menos de 30 anos. Cansou da brincadeira de gastar muito por muito pouco que vive aqui no Brasil. “O custo não compensa o prazer e o risco que você passa ali. Chegou um patamar em que o custo não compensava o que […]

SÃO PAULO | E Douglas Soares resolveu abandonar a carreira de piloto, com bem menos de 30 anos. Cansou da brincadeira de gastar muito por muito pouco que vive aqui no Brasil. “O custo não compensa o prazer e o risco que você passa ali. Chegou um patamar em que o custo não compensava o que me dava de prazer. Não vou sentir falta de muita coisa”, foi o que revelou a Felipe Paranhos em entrevista à seção ‘Stop & Go’, do Grande Prêmio.

Sou meio suspeito para falar de Douglas, que conheci antes de sua projeção nacional e internacional — fez carreira na América. Trata-se de um cara inteligente e esclarecido, que não largou os estudos para se aventurar somente no arriscado mundo do esporte a motor. E sentiu bem e pensou em como é ser tratado como gado na mão desta gente que só pensa em fatiar a carne.

Não me espanta sua decisão. Até imagino que outros vão seguir o mesmo caminho. Está cada vez mais caro brincar de ser piloto por aqui, e a exposição vai na contramão — vide Stock Car, que nem passa metade das corridas ao vivo, e Copa Montana, que diminuiu o tempo das corridas. E nada mudou depois da morte de Gustavo Sondermann: ameaçou chover lá no Velopark, e os caras ficaram com a devida cloaca na mão.

Essa gente aí que detém o poder deveria ler a entrevista. Deveria repensar algumas coisas. Mas é pedir demais. Para eles, Douglas é apenas menos um no seu rebanho.