Blog do Victor Martins
Stock Car

Jogo dos vários erros

SÃO PAULO | Nem neste dia supremo e celestial a Stock Car me deixa… Essas imagens foram clicadas pela doce e amável Fernanda Freixosa ontem no Velopark. O carro, como se nota, é o de Rafael Daniel, melhor dos treinos livres da Copa Montana. Gostaria que os caros leitores verificassem qual o ‘erro’ destas fotos. Posteriormente, vou contar a […]

SÃO PAULO | Nem neste dia supremo e celestial a Stock Car me deixa… Essas imagens foram clicadas pela doce e amável Fernanda Freixosa ontem no Velopark. O carro, como se nota, é o de Rafael Daniel, melhor dos treinos livres da Copa Montana.

Gostaria que os caros leitores verificassem qual o ‘erro’ destas fotos. Posteriormente, vou contar a história. Como se nota, não fui ao Rio Grande do Sul para acompanhar a prova ‘in loco’. Mas estou esperando novos registros do carro hoje para dar base ao causo.

A resposta: Daniel treinou ontem com a testeira da Dolly, patrocinadora da categoria, tampada com uma tarja preta. Vejam que nas portas de seu carro há o patrocínio do Night Power, um energético de Fortaleza produzido pela Indaiá. Embora não sejam diretamente conflitantes, são empresas fabricantes de bebidas. Algo similar acontece no GT Brasil, patrocinado pelo Grupo Petrópolis (TNT), quando Daniel Serra vai correr lá (Red Bull). Serrinha, para manter seu patrocínio taurino, abre mão dos prêmios dados pela categoria.

No começo da semana, Daniel recebeu um comunicado da Vicar para que apresentasse seu contrato com a Night Power e, portanto, oficializasse sua ‘dispensa’ do uso da marca Dolly. Como o tempo era curto, foi sugerido juridicamente que Rafael apresentasse um ofício em que se comprometia a fornecer todos os dados, mas que tivesse uma liberação para participar da prova do Velopark normalmente. O ofício foi aceito, e Rafael, paulistano, foi para o sul correr.

Assim foi ontem, com Night Power e sem Dolly. Mas as coisas mudaram.

Toda prova, ridiculamente ou não, tem seu regulamento específico. E lá constava que todos os carros da Copa Montana deveriam correr obrigatoriamente com o patrocínio da indústria de bebidas com nome de ovelha clonada na parte superior do parabrisa. Há quem diga até que o presidente da Vicar, Maurício Slaviero, foi aos boxes da Gramacho hoje de manhã para exigir o cumprimento da regra. Receoso por ter também outros carros na categoria, Alexandre Gramacho resolveu acatar.

O resultado: Dolly de volta, com Night Power.

Agora há pouco, conversei com Maurício Slaviero, presidente da Vicar. Segundo o dirigente, estava claro às equipes desde o começo do ano que deveriam ser cumpridas as cláusulas com patrocinadores, sobretudo neste caso da testeira da Dolly. Para que a Gramacho abrisse mão do patrocínio no caso de Daniel, a equipe deveria mandar o contrato do acordo com firma reconhecida. Na última segunda-feira, a empresa que promove e organiza também a Copa Montana mandou um lembrete ao time. Novamente, ainda de acordo com Slaviero, o contrato não tinha lá assinatura assentida por algum cartório. Mas deixaram que Rafael corresse sem a marca da Dolly. Hoje de manhã, impediram.

Slaviero mencionou o caso de Cristian Castro, piloto patrocinado pela Pepsi, que apresentou o tal contrato com o requisito básico. Por fim, negou a existência do ofício apresentado por Daniel e a equipe e que tenha ido aos pits da Gramacho exigir que fosse posta a marca Dolly no carro.

Como comentário final, fontes do Sul confirmam que Slaviero esteve, sim, na garagem da Gramacho e que houve uma operação interna para abafar o caso e não criar polêmica.