Blog do Victor Martins
Automobilismo brasileiro

Enfim, o óbvio

SÃO PAULO | Essa vida de executivo é difícil. Giorno. Ou notte. Que seja. Copio aqui a matéria que coassinei com Evelyn Guimarães, a Aracy de Almeida do Grande Prêmio, sobre a CBA ter, enfim, divulgado o doping de Tarso Marques. Oito dias depois da revelação feita pela Revista WARM UP do mês de abril, a […]

SÃO PAULO | Essa vida de executivo é difícil. Giorno. Ou notte. Que seja. Copio aqui a matéria que coassinei com Evelyn Guimarães, a Aracy de Almeida do Grande Prêmio, sobre a CBA ter, enfim, divulgado o doping de Tarso Marques.

Oito dias depois da revelação feita pela Revista WARM UP do mês de abrila CBA confirmou por meio de comunicado na tarde desta quinta-feira (5) o doping e a suspensão por dois anos de Tarso Marques por uso de anabolizantes.

Segundo a CBA, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva da entidade afirmou que a punição obedeceu “aos regulamentos internacionais adotados pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e pela Agência Mundial Antidoping (Wada) atualmente em vigor”.

“A decisão foi tomada após o processo instaurado e realizado pelo STJD, órgão que opera de forma totalmente independente da CBA”, disse o comunicado da entidade máxima do esporte a motor no Brasil, que afirmou que as substâncias encontradas no exame foram “norantosterona” e “3’hidroxiestazolol”. Os nomes corretos são noretistosterona e 3-hidroxiestanozololo, normalmente encontrados em anabolizantes ― substâncias hormonais utilizadas para dar crescimento muscular e ósseo.

A CBA encerrou o comunicado dizendo que “o piloto está a par desta conclusão e não há registro de recurso contra a decisão”. A nota, entretanto, não revelou quando o exame foi realizado ou sob que circunstâncias ou, ainda, a razão do resultado positivo não ter sido divulgado, como estabelece o regulamento da WADA, à época do ocorrido.

Como nota disso, alguns pontos a serem mencionados: mais uma vez, parabenizo a todos os meus colegas de GP & WUp. Foi uma matéria realmente digna, que traz um trabalho de investigação e apuração que não se vê mais no nosso meio, infelizmente. Muitíssima gente que está no círculo desenhado por Gay Talese, o da preguiça do jornalismo atual.  

Segundo: a divulgação por parte da CBA contradiz o que o próprio presidente Pinteiro afirmou, de que a divulgação deve partir do STJD. Ou seja: joga para o outro que a batata queima na mão de alguém uma hora. E falando em CBA, o Paulo de Melo Gomes que aparece nos comentários deste blog é o próprio. Ele mesmo me contou há pouco. Vamos conversar mais nos próximos dias.

Por fim: houve uma reunião na semana passada na sede da entidade, com os presidentes da federação. De lá, saíram duas determinações, uma em favor do kart e outra para que os regulamentos não sejam mais a celeuma que são. Mais detalhes em breve.