Blog do Victor Martins
F1

Estatoscas das ultrapassagens

SÃO PAULO | Vamos à série de estatísticas muito interessantes e verdadeiras sobre ultrapassagens referentes à temporada 2011 da F1: _ Foram até agora 160 ultrapassagens, descontando ordens de equipe, escapadas ou cortes de chicane, o que dá uma média de 53,3 por prova. Bem alta, considero. No ano passado, fora 547 (28,8 por GP). […]

SÃO PAULO | Vamos à série de estatísticas muito interessantes e verdadeiras sobre ultrapassagens referentes à temporada 2011 da F1:

_ Foram até agora 160 ultrapassagens, descontando ordens de equipe, escapadas ou cortes de chicane, o que dá uma média de 53,3 por prova. Bem alta, considero. No ano passado, fora 547 (28,8 por GP). Quem mais ganhou posições foi a Red Bull (claro que pela ação de Webber), 31 no total. A Hispania, vejam vocês, contabiliza uma ultrapassagem.

_ A equipe que mais foi ultrapassada foi a Renault, 24 vezes. Red Bull, McLaren e Williams só foram superadas sete vezes.

_ As posições que os pilotos conquistaram por um maior número de vezes entre Austrália e China foram a sexta e a nona, 15 cada uma. O 24º até agora não teve o prazer de passar o 23º em nenhuma ocasião — sobretudo em Melbourne, quando não houve 23º nem 24º. Houve três trocas de posições na liderança.