Blog do Victor Martins
Stock Car

De olho no freio

SÃO PAULO | A foto acima, de Vanderley Soares, mostra o momento em que Rodrigo Sperafico perdeu a freada do S do Senna e foi além durante a corrida da Stock Car naquele horrível último domingo em Interlagos. Não foi uma simples fritada de pneu porque o piloto de Toledo passou do ponto. Ali, Sperafico  já vivia um problema […]

SÃO PAULO | A foto acima, de Vanderley Soares, mostra o momento em que Rodrigo Sperafico perdeu a freada do S do Senna e foi além durante a corrida da Stock Car naquele horrível último domingo em Interlagos. Não foi uma simples fritada de pneu porque o piloto de Toledo passou do ponto. Ali, Sperafico  já vivia um problema que não lhe foi exclusivo: as pastilhas de freio excessivamente gastas.

A Ecopads é a fornecedora das pastilhas e mudou seus compostos para a temporada 2011. No autódromo paulista, as traseiras superaqueceram a tal ponto que muitos pilotos terminaram a corrida ‘no ferro’. Allam Khodair, da Vogel, mal chegou a completar a prova. Zequinha Giaffone, um dos comandantes da JL — a companhia que é responsável pelos carros e motores da Stock Car —, confirmou à Evelyn Guimarães a informação. “Quando isso acontece, o óleo ferve e o pedal abaixa. Depois que o carro esfria, não teve vazamento de óleo, não teve nada. O que teve foi um superaquecimento do óleo”.

Zequinha disse que desconhece que outros pilotos tivessem apresentado a mesma falha. Átila Abreu (AMG) e Rodrigo Navarro (companheiro de Sperafico na JF) também padeceram deste mal. Em Curitiba, Lico Kaesemodel escapou na Curva Zero e provocou a entrada do safety-car porque “o freio sumiu”. Thiago Camilo também confirmou e, em meio à reunião da comissão de pilotos da categoria, revelou que “essa será uma das exigências” a partir da etapa de Ribeirão Preto, que será disputada em circuito de rua e, portanto, terá maior uso de freios.

Segundo Zequinha, há “vários fatores” que podem interferir no desgaste das pastilhas. “Por exemplo, o óleo de freio que as equipes usam. Cada uma usa um, é livre, cada equipe procura o seu melhor óleo. As equipes normalmente também trocam de óleo de uma a duas vezes no fim de semana. Então, precisa saber se foi trocado ou não”, disse. “É difícil falar: ‘Ah, mudou a pastilha e agora acabou o freio’. Não, não é verdade. Quando a pessoa fala assim, então a gente pergunta: ‘Mas o que aconteceu com o seu pedal? ‘Ah, baixou e depois voltou’. Uma vez no nosso carro de teste, um dos meus aeroquip, o mecânico apertou mal e soltou o parafuso”, completou.

Giaffone ainda afirmou que o composto da pastilha da Ecopads não foi modificado e que “a gente está tentando fazer um disco de freio maior, para cair a temperatura do freio”. “E não é uma coisa rápida de se fazer”, salientou Zeca. “A gente teve problema em dois ou três carros de 30”, disse. Segundo Camilo, “foram uns sete ou oito”. Quantos forem, Zequinha afirmou que “não tem o relatório de todos” para poder analisar mais este problema na Stock Car.