Blog do Victor Martins
F1

O duelo

SÃO PAULO | E temos um embate, diria alguém. A Lotus Renault anunciou sua programação para os testes deste fim de semana em Jerez de la Frontera e vai promover o duelo entre os favoritos à vaga do lesionado Robert Kubica. Senna e Heidfeld terão dois dias para mostrarem serviço a Eric Boullier, o chefe, e […]

SÃO PAULO | E temos um embate, diria alguém. A Lotus Renault anunciou sua programação para os testes deste fim de semana em Jerez de la Frontera e vai promover o duelo entre os favoritos à vaga do lesionado Robert Kubica. Senna e Heidfeld terão dois dias para mostrarem serviço a Eric Boullier, o chefe, e ao resto da equipe.

Primeiro reserva da escuderia anglo-francesa e com apenas um ano de experiência na F1 — ainda que andar na Hispania não deva ter servido propriamente como base —, Senna vai enfrentar um alemão que tem uma década de história na categoria e 175 GPs no currículo. Mesmo assim, Heidfeld ainda está por encontrar sua primeira vitória. Um brasileiro contra um alemão para a história registrar. E Heidfeld tem experiência em vestibulares deste tipo — e contra um brasileiro, Pizzonia. Nick ganhou a vaga de Antonio para ser titular da Williams em 2005.

Nenhum dos dois andou com o R31, carro feito ao gosto de Kubica e que carrega uma das grandes novidades desta temporada, o escapamento frontal. Apenas o polonês e o russo Vitaly Petrov, que vai participar dos testes na quinta e na sexta, testaram com sucesso o novo bólido na semana passada em Valência. Senna e Heidfeld vão se revezar no sábado e no domingo, em momentos ainda a serem definidos pela Lotus Renault.

O time não fez nenhuma menção a Vitantonio Liuzzi, outro que aparece na lista dos prováveis substitutos de Kubica, que segue internado na UTI do hospital Santa Corona di Pietra Ligure, no noroeste da Itália. O piloto passa bem, tem apresentado melhora significativa, está lúcido e já consegue movimentar os dedos da mão direita, grande preocupação da equipe médica que dele cuida.  

Heidfeld é claramente o favorito. Tem ampla vantagem e conhecimento de pista, mesmo não sendo o exemplo de piloto vencedor que a LR procura. O único ponto que pode ser favorável a Senna é o mercadológico: o Brasil é um ponto-chave para as vendas dos carros da montadora francesa. No fim das contas, o negócio é sentar a bota e passar o maior número de informações possível aos engenheiros e mecânicos.

Negócio vai ser bom.