Blog do Victor Martins
F1

Quem vem?

SÃO PAULO | Só o fato de Kubica acordar, reconhecer todo mundo e conversar com parentes e amigos traz um alívio para quem tem um apreço pelo polonês — e a F1 e a absoluta maioria dos fãs têm. A circulação sanguínea parece estabilizada, mas os médicos preferem a cautela de mais alguns dias para assegurar […]

SÃO PAULO | Só o fato de Kubica acordar, reconhecer todo mundo e conversar com parentes e amigos traz um alívio para quem tem um apreço pelo polonês — e a F1 e a absoluta maioria dos fãs têm. A circulação sanguínea parece estabilizada, mas os médicos preferem a cautela de mais alguns dias para assegurar que tudo está realmente ok. Mas as fraturas foram muitas. Kubica voltou a ser sedado, ficará assim até amanhã às 11h, enquanto avaliam como tratar do cotovelo e do ombro. Serão necessárias, portanto, mais intervenções cirúrgicas.

Num cenário mais otimista, difícil que Kubica volte antes da metade da temporada. É mais prudente, a princípio, que o polonês se recupere prontamente para retornar em 2012, tal como fez Massa após seu acidente na Hungria em 2009. O tempo de recuperação de Kubica será imprescindível para a decisão que a Lotus Renault vai tomar em relação ao campeonato para o qual vinha forte. Senna só será posto para correr se forem algumas corridas. Ou seja, esqueçam.

Numa lista de pilotos que podem reerguer a Renault, a primeira opção é Raikkonen. O problema esbarra em seu ano sabático e na necessidade de uma readaptação rápida. Com poucos testes nesta F1 de hoje, um Kimi enferrujado é um ponto contra.  

O segundo nome que surge é o de Heidfeld. Mas Heidfeld não combina com vitória. É um bom piloto, mas nunca combinou, seja lá as razões que não o levaram a um único triunfo na F1.

O terceiro seria Trulli. Dos pilotos do fundo do grid, é o que já trabalhou na equipe e teve um bom retrospecto naquela casa. Mas Tru-Tru, como apelidou outrora Flavio Gomes, já está em fim de carreira e é difícil imaginar que Tony Fernandes abra mão de seu contrato justamente para que o italiano vá para a outra Lotus. A não ser que seja promovida uma troca com Senna.

O quarto seria Liuzzi, que está sem vaga nenhuma no grid. Bom piloto, vá lá, mas o ano passado foi uma tragédia de Dante. Nunca correu em equipe grande. Vai que ganhe a grande chance. Mas é difícil, sei lá. Liuzzi já deu o que tinha que dar.

Se tivesse de apostar, por enquanto, iria em Heidfeld. E os caros internautas, têm alguma outra opção para o lugar de Kubica?