Blog do Victor Martins
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SÃO PAULO | 4 carros vieram ao mundo hoje em Valência, e cada um com sua característica, um bem diferente do outro. A Red Bull partiu para uma evolução do carro do ano passado — não tinha por que partir para uma revolução sendo campeã — e apresentou algumas peculiaridades. É, por enquanto, a única […]

SÃO PAULO | 4 carros vieram ao mundo hoje em Valência, e cada um com sua característica, um bem diferente do outro. A Red Bull partiu para uma evolução do carro do ano passado — não tinha por que partir para uma revolução sendo campeã — e apresentou algumas peculiaridades. É, por enquanto, a única a manter uma barbatana na cobertura do motor, formando um ângulo de 90º onde cabe o rabo do touro que a sustenta. E ainda há uma pequena peça no meio da asa traseira do RB7 que representaria a continuidade da asa-bigorna, também com a função de suporte para o movimento da lâmina. O carro é bonitão e nada indica que não vá brigar novamente pelo título com Vettel.

Depois veio a Toro Rosso com um carro aparentemente conservador. Seu bico é até que alto, mas dentre todos o que tem menor altura. Não tem barbatana nem uma peça sobre a asa traseira, mas a equipe garante que o STR6 é o melhor carro projetado desde 2008 — quando permitiu a Vettel vencer em Monza. Sei lá, mas tá com cara de quem vai ficar em nono no campeonato, e olhe lá.

A Mercedes lançou o W02 levemente diferente daquela imagem computadorizada vista dias atrás. Visto de lado e em diagonal, percebe-se um bico diferenciado. Se sua ponta segue o padrão Red Bull que foi seguido por grande parte das rivais, seu formato como um todo lembra um bico de pato. A equipe abandonou a entrada de ar da cobertura do motor dividida e partiu para um desenho mais tradicional. Em termos de pintura, é um dos mais bonitos. É carro para incomodar o trio-de-ferro da categoria.

Por fim, a Williams mostrou em poucos minutos o FW33 com uma pintura interina das mais atraentes, com um carro todo em azul escuro e os logotipos dos patrocinadores em branco, além do número do carro em tom vintage. Chama atenção por ser um modelo compacto, sem que o bico ultrapasse o limite da asa dianteira. O problema é o passado recente da Williams, meio que sem cumprir o que promete.

E hoje já veio a informação de que o escapamento da Lotus Renault fica logo abaixo da entrada de ar das laterais. O ar quente que é expelido vai para baixo do carro e, a caminho do difusor, gera maior downforce.