Blog do Victor Martins
F1

O erro fatal

SÃO PAULO | Webber é daqueles esportistas que estão no patamar de atletas. No ano passado, o australiano sofreu uma queda fazendo mountain bike e teve uma fratura na perna. Recuperou-se a tempo e a pleno. Agora, o piloto da Red Bull revela que disputou as quatro últimas etapas do campeonato — Japão, Coreia, Brasil e […]

SÃO PAULO | Webber é daqueles esportistas que estão no patamar de atletas. No ano passado, o australiano sofreu uma queda fazendo mountain bike e teve uma fratura na perna. Recuperou-se a tempo e a pleno. Agora, o piloto da Red Bull revela que disputou as quatro últimas etapas do campeonato — Japão, Coreia, Brasil e Abu Dhabi — com o ombro direito quebrado. A Red Bull não sabia do ocorrido, que só foi revelado em uma autobiografia. Para amenizar a dor, Webber tomou injeções de cortisona e infiltrações do médico da FIA.

Isso ajuda a explicar sua queda de desempenho no fim do ano. E só coloca nele mesmo a culpa por ter perdido este campeonato que lhe parecia seu e somente seu. Até o GP de Cingapura, onde ele estava pimpão e inteiro, sua vantagem para Alonso na liderança da competição era de 11 pontos, 202 a 191. Vettel tinha 181. É compreensível que acidentes desta natureza acontecem, mas digamos que Webber poderia ter evitado — é como alguém que marca a viagem dos sonhos para Cancun ou Garopaba para este réveillon e vai se aventurar a lutar boxe ou jogar bola naquela quadra de grama sintética e toda ferrada na academia, que é meu caso, esportista de meio de semana que sou, sabendo que a cagada é iminente.

Webber e o mundo sabem que 2010 foi e deverá ser sua única chance de escrever seu nome na galeria dos grandes da F1. E ter omitido o fato da Red Bull dá todo o direito de a equipe escolher Vettel abertamente como seu piloto principal, alegando que 1) o alemão é honesto e sincero e 2) não dá para confiar em alguém que se aventura e põe em risco sua saúde, jogando todo um ano de trabalho fora porque o cabra estava com vontade de andar de bicicleta numa montanha com um amigo. Revelar isso agora é desnecessário — serve mais para vender livros e querer ser, em vez de campeão, um autor de best-seller.

A autobiografia de Webber já poderia conter sua morte para o esporte.