Blog do Victor Martins
F1

Brasileirinhas, 5

INTERLAGOS | A bagagem de quem tem três títulos no currículo e experiências de derrotas credenciam Jackie Stewart a apontar Mark Webber como o melhor piloto para ficar com a taça em 2010. O escocês falou hoje à tarde em Interlagos dos três principais candidatos ao título e admitiu nas entrelinhas que não gostaria de […]

INTERLAGOS | A bagagem de quem tem três títulos no currículo e experiências de derrotas credenciam Jackie Stewart a apontar Mark Webber como o melhor piloto para ficar com a taça em 2010. O escocês falou hoje à tarde em Interlagos dos três principais candidatos ao título e admitiu nas entrelinhas que não gostaria de ver Sebastian Vettel coroado campeão.

Stewart vê que, na prática, é Fernando Alonso quem “tem as melhores condições de vencer”. “Ele já ganhou duas vezes e sabe qual é seu trabalho. E a Ferrari é muito forte sob estas circunstâncias”, declarou, para então demonstrar sua preferência pelo australiano da Red Bull. “Mas acho que Webber seria o melhor campeão para este ano. Ele tem sabedoria e maturidade.”

A opção de Stewart pela experiência de Webber se contrapõe à jovialidade de Vettel. A temporada de altos e baixos do alemão não lhe dá méritos para ser consagrado vencedor, segundo o veterano. “Eu sei o que é ter 23 anos, que é a idade de Sebastian Vettel, e sei o que é ter 34, que é a idade de Webber. E eu era um homem diferente com 34 anos”, afirmou.

Sir Jackie não tem dúvidas de que Sebastian será campeão num futuro próximo. “Só acho que neste ano, Mark representaria melhor o título porque ele se apresenta bem”, disse. “Ele lembra Alan Jones e Jackie Brabham de anos atrás. Para o bem do esporte, ele deveria ganhar.” 

Stewart, então, resgatou seu histórico para explicar sua opção. “Eu perdi um título ganho na primeira vez que disputei. Perdi a corrida final, tive um problema mecânico, e Graham Hill ganhou”, referiu-se à temporada de 1968. “E se eu tivesse ganhado aquele título, eu não teria sido um bom campeão. Graham foi muito melhor, e eu entendi isso. Tanto que fui campeão no ano seguinte. E acho que fui um bom campeão”, completou.