Blog do Victor Martins
F1

Yin Yang, 5

SÃO PAULO | Vettel é da parte mineira da Alemanha. Comeu quieto o tempo todo nos treinos livres, tal, parecia entregue e fraco. Daí foi lá e deu um créu em Alonso, que já vinha todo pimpão pensando que havia conquistado a pole lá no miolo da pista de Yeongam — ou seria qualquer coisa […]

SÃO PAULO | Vettel é da parte mineira da Alemanha. Comeu quieto o tempo todo nos treinos livres, tal, parecia entregue e fraco. Daí foi lá e deu um créu em Alonso, que já vinha todo pimpão pensando que havia conquistado a pole lá no miolo da pista de Yeongam — ou seria qualquer coisa próxima disso, segundo a TV. Nona pole do tedesco, lembrando seu mentor Schumacher nos idos do começo desta década que caminha para seu fim.

Vettel começa a incomodar os demais. Webber ainda tirou Alonso da primeira fila. Aí perguntaram para o australiano na coletiva: “Você ficou desapontado em perder a pole?”, e o humor seco de Webber permitiu que dissesse ao jornalista: “Não, estou feliz de estar aqui”. É porque, se a corrida na Coreia terminar do jeito que o grid se apresenta, a diferença entre os dois pilotos cai para apenas sete pontos faltando duas provas, o que é muito mal para um segundo piloto.

Uma mera aposta: Webber não vai ficar na defensiva. Está andando no mesmíssimo ritmo do companheiro. Não creio que vá se contentar em ser segundo. Seu problema é largar no lado sujo da pista. Como no Japão, é bem provável que perca posição para Alonso.

Hamilton vem em quarto na condição de franquíssimo-atirador. Ou ganha ou vence. Tem o mesmo problema de Webber, de largar na poeira e na sujeira das obras, mas, ué, é do jogo, que se supere. Button é que não vai, sétimo no grid. Não se encontrou muito na pista, mesmo. Vai ser aquele que mais vai torcer para que chova entre a noite de hoje e a manhã do domingo — foi nestas condições que o lorde Byron da F1 se deu bem na temporada, na Austrália e na China. Do contrário, já era.

O resto virou resto. Massa esboçou ir bem, mas não tinha jogos de pneus macios suficientes para isso, Rosberg se aproveitou e ficou com o quinto lugar no grid, Kubica decepcionou e foi só oitavo e Schumacher e Barrichello ficaram em nono e décimo. Isso se não punirem o alemão. Sim, foi ele quem bloqueou o brasileiro durante o treino, e, claro, Rubens não poderia deixar de reclamar. Pelo menos, Barrichello superou Hülkenberg, aquele que pode perder a vaga para… como é mesmo o nome dele?

A pulguinha não disse, mas parabéns pela informação corretíssima do repórter.