Blog do Victor Martins
F1

Petrobras e Red Bull

SÃO PAULO | Falaram em McLaren. Não. Imaginaram que seria na equipe com quem Senna assinasse. Nem. Aí garantiram que seria a Lotus a partir da temporada europeia. Tampouco. Fonte pré-salina afiançou ao Blog Victal que os esforços da Petrobras para voltar à F1 estavam concentrados na equipe que lidera o campeonato de 2010. A petrolífera brasileira conversou, negociou […]

SÃO PAULO | Falaram em McLaren. Não. Imaginaram que seria na equipe com quem Senna assinasse. Nem. Aí garantiram que seria a Lotus a partir da temporada europeia. Tampouco. Fonte pré-salina afiançou ao Blog Victal que os esforços da Petrobras para voltar à F1 estavam concentrados na equipe que lidera o campeonato de 2010.

A petrolífera brasileira conversou, negociou e esteve “muitíssimo próxima” de fechar com a Red Bull para ser a fornecedora de combustível e lubrificante dos carros de Adrian Newey a partir de 2011. O acordo melou, contudo. Melou por causa dos franceses Renault e Total — antigamente Elf.

A montadora francesa é parceira dos taurinos na cessão de motores. Além de proteger a empresa de seu país, a Renault não viu com bons olhos o fato de trabalhar com dois fornecedores distintos, até porque requereria o uso contínuo e total — sem trocadilhos — de seus propulsores nos dinamômetros para o desenvolvimento da parceria.

Assim, é bem provável que a postura da Petrobras seja aguardar para tentar uma volta em 2013, para quando está prevista a mudança no regulamento dos motores — que terão sua capacidade e válvulas reduzidas e passarão a ter turbo.