Blog do Victor Martins
F1

Sobre Sochi e Deodoro

SÃO PAULO | A notícia mal teve tempo de emergir como boato, e Vladimir Putin anunciou hoje a confirmação do GP da Rússia a partir de 2014 em Sochi, a mesma cidade que vai receber as próximas Olimpíadas de Inverno — não curiosamente em 2014. A pista — tilkiana, óbvio, há um monopólio do marasmo — será […]

SÃO PAULO | A notícia mal teve tempo de emergir como boato, e Vladimir Putin anunciou hoje a confirmação do GP da Rússia a partir de 2014 em Sochi, a mesma cidade que vai receber as próximas Olimpíadas de Inverno — não curiosamente em 2014.

A pista — tilkiana, óbvio, há um monopólio do marasmo — será construída em torno do Parque Olímpico, o que significa que vão fazer as obras em uma leva só. Menos gastos, pois.

Assim, a ação da F1 com o COI será semelhante ao que se viu em Montreal e Barcelona, que foram sede dos Jogos, digamos, de verão em 1976 e 1992, respectivamente.

Trazendo tal cenário para o Brasil, sede dos Jogos de 2016, é bem verdade que o que Ecclestone fala geralmente não se escreve, mas Bernie vem fazendo duras críticas a Interlagos por sua falta de acessibilidade, face as arenas automobilísticas cheias de pompas e trololós. “É o pior circuito que tem no calendário”, e as ameaças de que a festa da F1 vai acabar sempre pingam aqui e ali.

Evidentemente que a situação é muito diferente pelo modo que as coisas são conduzidas nestas terras de cá, o descaso abrupto com que Jacarepaguá foi tratado, a história do novo autódromo, que não sabe ainda se sai da moita, mas será nada estranho um lobby ou uma avalanche de rumores para que Deodoro, se concebido, roube de Interlagos o posto de sede do GP do Brasil a partir de 2016 — ou mesmo 2015, considerando que o atual contrato da FOM com a pista paulista vai até 2014 —, num grande esquema ‘agquitetado’ pelo ‘pgesidente’ da ‘confedegação’ ‘bgasileiga’.

Dirigente oportunista pra isso não vai faltar.