Blog do Victor Martins
F1

O substituto de Galvão

SÃO PAULO | O jornalismo dinâmico não se limita ao automobilismo, mas é uma notícia que até pode ter uma influência no esporte daqui uns quatro ou cinco anos, no que diz respeito à TV. Negócio é o seguinte: no domingo da semana passada, dia 19, Milton Leite estreou na TV Globo, narrando para o Rio e […]

SÃO PAULO | O jornalismo dinâmico não se limita ao automobilismo, mas é uma notícia que até pode ter uma influência no esporte daqui uns quatro ou cinco anos, no que diz respeito à TV.

Negócio é o seguinte: no domingo da semana passada, dia 19, Milton Leite estreou na TV Globo, narrando para o Rio e outras praças Internacional × Vasco, válido por uma dentre as 38 rodadas do Brasileirão. Dias depois, o jornalista viajou para a República Tcheca para acompanhar o Mundial de Basquete Feminino e o show de horrores da Seleção Brasileira, em trabalho para o SporTV.

Luiz Carlos Jr., o outro narrador de primeira linha do canal pago, também partiu para a Europa. Sua missão tem sido narrar o Mundial de Vôlei Masculino. No jogo de quinta-feira à noite do Brasileirão, eis que o SporTV apareceu com Luis Roberto na transmissão — em vez de contar com Eduardo Moreno ou João Guilherme, por exemplo — em Fluminense × Atlético-MG.

A primeira notícia que se surgiu em relação às ‘trocas’ foi que a Globo começava ali seu plano olímpico. Como a emissora não vai exibir os Jogos de 2012 em Londres na TV aberta — os direitos estão com a Record —, o projeto está todo concentrado no SporTV. Assim, aos poucos, os narradores da RGT vão migrando para o ‘Canal Campeão’ para questão de ambientação — deles e do público.

Mas tem mais do que isso. A Globo já notou que sua ideia de substituir Galvão Bueno por algum jovem, quiçá anônimo, um astro do microfone a ser lapidado e talhado, não é lá a melhor saída. De modo que vai promover um rodízio igualitário entre Milton, Luiz Carlos, Luis e também Cleber Machado. Os dois primeiros vão aparecer com bastante frequência na TV aberta, enquanto os dois outros vão ‘descer’ para o SporTV. Dos quatro sai o novo narrador principal com a aposentadoria de Galvão, prometida para 2014, após a Copa do Mundo por estas bandas. E ser a principal voz esportiva da emissora significa, também, narrar F1.

É isso, meus caros. Claro que vale a pergunta: quem é o melhor dos quatro?