Blog do Victor Martins
Stock Car

A arbitragem da Stock Car/CBA

SÃO PAULO | Ai, ai, essa Stock Car e essa CBA. Aí chegaram em Campo Grande e se reuniram os doutos dirigentes para rever o regulamento para a corrida. Sim, porque cada corrida tem um regulamento. Não basta ter um regulamento geral. Os gênios agem assim, paciência. Mas dizia eu que estavam lá, tal, e voltaram com a regra que […]

SÃO PAULO | Ai, ai, essa Stock Car e essa CBA. Aí chegaram em Campo Grande e se reuniram os doutos dirigentes para rever o regulamento para a corrida. Sim, porque cada corrida tem um regulamento. Não basta ter um regulamento geral. Os gênios agem assim, paciência. Mas dizia eu que estavam lá, tal, e voltaram com a regra que obriga os pilotos a terminarem com 3 L de combustível no tanque para que seja verificado. Na Corrida do Milhão em Interlagos havia sido rifada. Lá alegaram que se tratava de uma etapa especial.

Assim, a Stock Car/CBA voltou a obedecer o que aponta em seu regulamento técnico, artigo 19.1.5. Segue.

Aí veio a corrida, e desclassificaram cinco pilotos, incluso na turma o vencedor Daniel Serra, porque ele deu “informações enganosas” para a direção de prova por não ter chegado ao Parque Fechado por seus próprios meios. Diz o regulamento, agora esportivo, terceiro parágrafo do artigo 71, que “todo carro classificado que não possa chegar ao Parque Fechado por seus próprios meios, [sic] será conduzido pelo resgate até o mesmo”. Não há acréscimo nenhum a isso, indicação de punição, nada.

Serrinha não completou a corrida por seus próprios meios e foi chamado para dar explicações. O presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional, Nestor Valduga, disse que “não gostou”, segundo gente da Red Bull informou. E sem gostar da explanação, desclassificou o piloto, alegando que havia dado “informações enganosas”, um ótimo eufemismo que encontrou para mentira — nisto incluindo seu desgosto, aumentado pelas alegações de Cacá Bueno, Xandinho Negrão e Ricardo Zonta.

A Red Bull deve oficialmente emitir um comunicado em breve confirmando que vai recorrer da desclassificação de seus dois carros. Posso estar enganado, mas todos os que se queixaram ao Tribunal da CBA e outras instâncias superiores tiveram seus pontos ganhos de volta — o que denota que o regulamento é porcamente escrito e as penalizações são aplicadas por critérios meramente interpretativos e pessoais. Sobre Xandinho, um dado é importante para se ver a atuação dos comissários: o piloto perdeu 40 pontos nesta temporada em punições pós-corridas.

No futebol, a queixa é generalizada que os árbitros são despreparados e influem no resultado dos jogos. Os juízes da Stock Car/CBA, como se nota, não são muito diferentes, não.