Blog do Victor Martins
F1

E a vaga 13?

SÃO PAULO | A maioria tá em férias na F1, mas uma coisa começa a intrigar: essa vaga 13 de 2011. No ano passado, a FIA havia definido em junho que seriam USF1, Campos e Manor, mais especificamente no dia 12. Pois hoje, 12 de agosto, ainda não há anúncio de quem deve ocupar, se […]

SÃO PAULO | A maioria tá em férias na F1, mas uma coisa começa a intrigar: essa vaga 13 de 2011. No ano passado, a FIA havia definido em junho que seriam USF1, Campos e Manor, mais especificamente no dia 12. Pois hoje, 12 de agosto, ainda não há anúncio de quem deve ocupar, se é que vai ocupar, o lugar final do grid.

São 13 equipes, das quais só três são conhecidas. Aquela que claramente tem estrutura, condições, grana e prosperidade é a Epsilon Euskadi. E até porque já tem um carro em teste em seu túnel de vento, teria de ser a vencedora deste processo. As equipes grandes, por mais que estejam concentradas neste ano, já puseram na forma os carros do ano que vem. A Red Bull, por exemplo, trabalha em cima de seu RB7. O projeto de Villeneuve Durango, Stefan e dos demais já está comprometido pelo atraso no anúncio. Qualquer uma destas que for eleita tende a se tornar uma Hispania da vida no ano que vem. Ou uma USF1.

A verdade é que a FIA e a F1 se perderam completamente ao promover este vestibular. É só analisar pelo resultado: a Lotus, que foi a equipe pega do rescaldo da BMW, é que tem apresentado os resultados mais promissores (?) dentre as novatas. Preocupadas em quem teria o motor Cosworth nos planos, FIA e F1 deixaram de olhar para os próprios planos. E aí rifaram a Prodrive e podem cometer o pecado de eliminar os interessados e empenhados bascos — de novo.

A F1 está em férias, mas deveria usar estas semanas apenas e tão-somente para definir a vida de quem pode vir. Mas preferiu curtir o verão europeu, as festas em Ibiza e em Mikonos ou as praias francesas. Tem gente na F1 que poderia ficar em férias eternamente.