Blog do Victor Martins
F1

Blame Canada, 6

SÃO PAULO | A FIA acaba de anunciar uma punição a Hamilton, apenas financeira. O piloto foi multado em US$ 10 mil por não ter completado a volta de retorno aos boxes após a classificação no tempo estipulado. Na verdade, o inglês não completou a McLaren, numa artimanha da equipe que vai abrir mais um precedente […]

F1-PRIX-CANADA" src="/wp-content/uploads/2010/06/temp_Hamilton_carro-1024x774.jpg" alt="" width="491" height="371" />SÃO PAULO | A FIA acaba de anunciar uma punição a Hamilton, apenas financeira. O piloto foi multado em US$ 10 mil por não ter completado a volta de retorno aos boxes após a classificação no tempo estipulado. Na verdade, o inglês não completou a McLaren, numa artimanha da equipe que vai abrir mais um precedente na confusa F1.

O regulamento confuso e mocorongo da F1 estabelece que o piloto não pode exceder em 30% o tempo normal de volta a passagem de retorno aos pits nos treinos e na corrida. Então, se a volta no Canadá é completada na casa de 1min15s, não se pode demorar mais do que 1min40s ou 1min41s a volta em que o glorioso competidor se encaminha para os boxes. O regulamento técnico, em seu artigo 6.6.2, afirma que sempre deve haver 1 L de combustível no tanque ao final de todas as sessões.

Hamilton não teria esta quantidade de gasolina até chegar os pits. Aí a McLaren deliberadamente pediu via rádio que desligasse o motor e parasse. Assim, Lewis não completou a tal volta no tempo solicitado.

Com uma simples advertência e uma multinha, a FIA abre uma brecha para que todas as equipes passem a colocar uma volta menos de combustível durante a classificação para que os carros fiquem mais leves e, portanto, mais rápidos, afinal não se corre o risco de perder a posição conquistada na sessão. Definitivamente, a FIA não sabe fazer regulamentos.