Blog do Victor Martins
Copa do Mundo

Bafanadas, 1

SÃO PAULO | Porque Copa é assunto geral, vamos aos primeiros pitacos sobre esta abertura do evento na África do Sul. _ Entendo que haja um show e um espetáculo necessários tradicionais, mas que fosse divulgada a música local, no máximo do continente. Pra que Alicia Keys ou Juanes — Shakira passa pelo conjunto, e […]

SÃO PAULO | Porque Copa é assunto geral, vamos aos primeiros pitacos sobre esta abertura do evento na África do Sul.

_ Entendo que haja um show e um espetáculo necessários tradicionais, mas que fosse divulgada a música local, no máximo do continente. Pra que Alicia Keys ou Juanes — Shakira passa pelo conjunto, e que conjunto, da obra? Tá certo que no Brasil é bem capaz que chamem Malu Magalhães, Latino, Olodum e Timbalada e tantas outras preciosidades da arte tupiniquim, mas seria bem estranho convidarem gente de outro país para se apresentar. No fim, legal mesmo é a gente ouvir coisa diferente e boa desse continente que é escondido para grande maioria de nós todos. 

_ Os africanos, ao que parece, fizeram direitinho o trabalho de organizar uma Copa, para a qual se organizaram há seis anos. Pois o Brasil está a quatro da próxima, e não ergueu um tijolinho — nem para construir a casinha, como diria Dunga — para erguer os estádios/elefantes brancos a que se propôs.

_ A Copa será bem mais animada que na Alemanha, prevejo. E será muito mais barulhenta, certeza. Interessante vai ser o primeiro chato a reclamar formalmente do barulho vuvuzelístico.

_ Treino em Montreal amanhã é às 11h. África do Sul × México, idem. Ainda bem que sabemos que a sexta-feira não vale nada na F1.