Blog do Victor Martins
F1

Du Monacô, 4

SÃO PAULO | Ao crescente e recorrente argumento de que após a tal linha do safety-car é permitido ultrapassar e que as luzes verdes estavam piscando ali no espaço entre a Rascasse e a Anthony Noghes, o regulamento continua sendo claro. A ele. Neste ano houve, sim, uma mudança, que é expressada na tábua de regras […]

SÃO PAULO | Ao crescente e recorrente argumento de que após a tal linha do safety-car é permitido ultrapassar e que as luzes verdes estavam piscando ali no espaço entre a Rascasse e a Anthony Noghes, o regulamento continua sendo claro. A ele.

Neste ano houve, sim, uma mudança, que é expressada na tábua de regras da FIA sempre em cor rosa, talvez para mostrar que é algo fresquinho, ui. O artigo 40.7 tem o seguinte parágrafo: “Com as seguintes exceções, ultrapassar é proibido até que os carros alcancem a primeira linha do safety-car depois que o mesmo retorne aos pits.”

Muito que bem. Todos vimos a tal linha do SC. Portanto nas CNTP da corrida, em seu decorrer, passar os demais é permitido. Não precisa, pois, esperar a linha de chegada. Segue.

“Ultrapassar só será permitido nas seguintes circunstâncias”, e depois dos dois pontos, o segundo item aponta um artigo específico, o 40.14, que nada tem a ver com a patacoada, e o quinto item confirma o que foi dito acima, que, “quando o SC está voltando aos pits, pode-se ultrapassar os carros assim que a linha for cruzada”.

Do mesmo modo que este artigo é novo, o 40.13 é igualmente recente. E “se a corrida terminar enquanto o SC estiver na pista, este vai entrar nos pits no fim da última volta e os carros vão receber a bandeira quadriculada normalmente sem ultrapassagens”, que se aplica ao que aconteceu em Mônaco hoje. A punição para tal é de 20 segundos.

Para quem alega que a luz verde piscada, também há uma explicação: artigo 40.11. Toda vez que o SC entrar nos pits, sem exceção, as placas que sinalizam sua presença são retiradas e luzes e bandeiras verdes entram em ação.

É que também a FIA gosta de enrolar. Tudo isso poderia ser resumido em uma frase. “Excetuando-se a última volta, quando o safety-car estiver se encaminhando para os pits, as ultrapassagens são permitidas a partir da primeira linha após sua entrada”. E o fato de anunciarem o “safety-car in this lap” na volta final é meramente ilustrativo. Pronto.

PS: Acaba de sair a resposta dos comissários. Schumacher está punido. Cai para 12º na classificação da corrida. Buemi passa a ser décimo.