Blog do Victor Martins
F1

China out box

SÃO PAULO | Hamilton está louquinho pra vencer na China, e muitos dirão oh!, puxa!, mas que brilhante conclusão.  Nesta hora da madrugada, as deduções geniais floreiam, mas são muitos os fatores. Primeiro que o inglês ainda não conseguiu um desempenho impecável neste ano, seja pela qualidade não tão boa no início no Bahrein e pela consequência da […]

SÃO PAULO | Hamilton está louquinho pra vencer na China, e muitos dirão oh!, puxa!, mas que brilhante conclusão.  Nesta hora da madrugada, as deduções geniais floreiam, mas são muitos os fatores. Primeiro que o inglês ainda não conseguiu um desempenho impecável neste ano, seja pela qualidade não tão boa no início no Bahrein e pela consequência da chuva na Austrália e na Malásia. Segundo porque Jenson Button, ainda mal adaptado à McLaren, já venceu no ano.  Terceiro porque, ainda que seja um piloto primoroso, tem uma cabeça ainda fraquejante, vide o episódio dos zerinhos em Melbourne — e daí os questionamentos e as críticas saltarem. E num passado remoto, foi em Xangai que Hamilton começou a perder o título de 2007, levando a derrota na testa tipo a tiazinha que perde no buraco naquele comercial da cerveja. 

Hamilton, é claro, é o preferidinho da McLaren. Que com essa história de duto frontal e snorkel, deixou as três rivais próximas na neura para ter um sistema semelhante. A Ferrari preparou às pressas o ‘passa-ar’, mas mal pôde avaliá-lo porque só viu fumaça no carro de Alonso. Ainda bem que a sexta-feira não conta para aquele limite de oito motores. Senão eu já incluiria na canetada no BRV, o glorioso bolão da F1, a aposta de qual etapa em que o espanhol passaria a ser punido no grid com a perda de dez posições. A Red Bull ainda está bem, mas analisa com carinho a rival cromada. A Mercedes ainda segue na sua.

Um carro agora muito bom com um piloto com necessidade latente de abocanhar um triunfo geram naturalmente um favoritismo. Não à toa Hamilton foi, novamente, o mais rápido da sexta. Claro, não quer dizer tanta coisa assim este primeiro dia, mas é só um alerta de que o rapaz não está morto.

O problema, novamente, é que o domingo terá chuva, me contou o brother Wédar. E Hamilton na chuva é capaz de tudo. De vir 3 segundos mais rápido que o resto numa volta e de rodar 7 vezes na outra. E o conjunto Red Bull-Vettel é muito bom de pista molhada, tanto que levou de braçada a corrida de 2009.

Trocando em miúdos, amanhã Hamilton parte para a pole como Heleninha Roitmann desejava a bebida, para ter uma vantagem inicial à frente do moleque imberbe. E que eles também não achem que a parada é entre eles porque tem esse Rosberg mineirinho aí que, sei lá, tá me cheirando a forte candidato a título. E tem Schumacher. Outro que já deve estar cansado das chapuletadas, dos agouros e de Nico.

De resto, Massa num dia não lá dos mais promissores num fim de semana que não deve realmente ser promissor, Barrichello sem muito destaque e Di Grassi e Senna pagando os pecados de outras encarnações em um quarto capítulo. E em tempos modernos de carros feitos para que depois sejam vistos os consertos, a Toro Rosso mostrou que a F1 também tem recall, e não à toa Buemi fez cara feia.

O que não é tão difícil assim…