Blog do Victor Martins
F1

X-Di Grassi

SÃO PAULO | Reproduzo mensagem do atento Cleber Bernuci, assessor da Reunion, a respeito de Di Grassi, Schumacher, Glock, ultrapassagens e xis. Lucas Di Grassi teve, sim, uma disputa por posição com Michael Schumacher, da Mercedes, tendo devolvido ao alemão uma ultrapassagem sofrida na curva 1 do circuito de Melbourne. No entanto, a manobra não […]

SÃO PAULO | Reproduzo mensagem do atento Cleber Bernuci, assessor da Reunion, a respeito de Di Grassi, Schumacher, Glock, ultrapassagens e xis.

Lucas Di Grassi teve, sim, uma disputa por posição com Michael Schumacher, da Mercedes, tendo devolvido ao alemão uma ultrapassagem sofrida na curva 1 do circuito de Melbourne. No entanto, a manobra não caracterizou um xis, já que o brasileiro fez a ultrapassagem na curva 3 do traçado. As imagens não foram mostradas na transmissão da TV, mas no momento da relargada a ordem do pelotão final era Glock, Alonso, Chandhok, Senna, Di Grassi e Schumacher.

Conforme comentado em conversa com o próprio piloto no domingo após a corrida e também na noite de segunda, e de acordo com sequências de fotos da corrida, na primeira curva do circuito, Schumacher superou o brasileiro, mas na segunda curva, Senna e Chandhok estavam à frente do alemão. O piloto da Mercedes teve problemas para passar o indiano, e foi novamente ultrapassado por Di Grassi, na freada para a curva 3.

De modo que a assessoria, então, desfaz o erro sobre a questão do xis em Schumacher, que foi dado por Glock. Na sequência, Bernuci informa que houve, sim, um xis de Di Grassi, mas em Hamilton.

Além da disputa por posição com Schumacher, Di Grassi também teve um breve duelo com Hamilton. Na volta em que o inglês retornava à pista após seu primeiro pit-stop para a colocação dos pneus de pista seca, ele ultrapassou o brasileiro na curva 1. No entanto, o campeão mundial de 2008 perdeu a posição para o brasileiro logo depois, em manobra conhecida como xis. Hamilton, no entanto, retomou a colocação na curva 3.

Este xis já é possível de verificar, como mostram as duas fotos abaixo, da Getty Images. Di Grassi ao menos emparelha com Hamilton depois que o inglês abusa da zebra e perde tempo.