Blog do Victor Martins
Kart

O kartódromo natural

FLORIANÓPOLIS | O automobilismo mergulhou de vez na campanha para um mundo mais preservado ambientalmente, livre das poluições que o devastam vorazmente. As categorias procuram soluções alternativas, principalmente na questão dos combustíveis, tipo a Indy e a Stock Car, que se inclinaram ao álcool em detrimento da gasolina; Peugeot e Audi optaram pelo diesel na edição deste ano das […]

FLORIANÓPOLIS | O automobilismo mergulhou de vez na campanha para um mundo mais preservado ambientalmente, livre das poluições que o devastam vorazmente. As categorias procuram soluções alternativas, principalmente na questão dos combustíveis, tipo a Indy e a Stock Car, que se inclinaram ao álcool em detrimento da gasolina; Peugeot e Audi optaram pelo diesel na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans. No caso do Kartódromo de Canasvieiras, todo o projeto foi embasado na inovação e na sustentabilidade, e deve promover em 2010 uma mudança nos karts, que utilizarão o hidrogênio.

O kartódromo é a primeira praça esportiva pronta do Sapiens Parque, cuja área supera 4,3 milhão de km² e conta com a base da UFSC, a Universidade Federal dos catarinenses. Foi feito a toque de caixa em uma área reflorestada e tem seu 1,2 km coberto com um asfalto ‘borracha’, que chupa do ar o carbono e o nitrogênio para que a pista fique limpa e consequentemente tenha mais aderência. Além disso, o piche tem em sua composição mais de 5 mil pneus moídos.  Nas áreas adjacentes, já estão sendo construídas pistas para caminhada e um portal para acessar um Jardim Botânico de 2 milhões de km².

Para 2010, os estudos apontam para que os karts do Desafio das Estrelas utilizem motores movidos a células de hidrogênio, o famoso elemento químico primeiro da família dos alcalinos. Na forma de combustível, o hidrogênio não é poluente.