Blog do Victor Martins
Stock Car

Stock na Justiça

SÃO PAULO | É na próxima sexta-feira que deve chegar à Comissão Disciplinar da CBA a ação que a Vogel move contra o vaivém — no caso, o “vem” — do resultado da etapa de Brasília da Stock Car no último domingo. Cacá Bueno, terceiro colocado da mencionada corrida, foi punido com o acréscimo de 20 […]

SÃO PAULO | É na próxima sexta-feira que deve chegar à Comissão Disciplinar da CBA a ação que a Vogel move contra o vaivém — no caso, o “vem” — do resultado da etapa de Brasília da Stock Car no último domingo. Cacá Bueno, terceiro colocado da mencionada corrida, foi punido com o acréscimo de 20 segundos em seu tempo final, e hora e pouca depois, a direção de prova revogou a pena, gerando a cólera do grupo de Petrópolis.

O advogado Marcelo Aiquel, gaúcho, gremista atuante, foi contratado pela Vogel. “Recebi oficialmente hoje da CBA o resultado da alteração do protesto e em três dias ingresso com a ação”, falou Aiquel ao Blog Victal.

A punição a Cacá foi aplicada porque foi comprovado que os mecânicos da Red Bull deixaram a garagem antes da parada total do carro do piloto durante sua parada para reabastecimento nos pits. O vídeo abaixo comprova que o protesto, que partiu da Vogel, tinha razão.

Cacá, então, caíra 15 posições na classificação da prova, deixando Thiago Camilo, piloto da Vogel, sete pontos atrás no campeonato. A notícia da punição foi dada pessoalmente pelo diretor Carlos Montagner aos jornalistas e assessores na sala de imprensa. Ao que consta, a suspensão do ‘time penalty’ — baseada em um vídeo em que a Red Bull mostrou que a ação das demais equipes nos boxes foi semelhante à sua — foi dada quando tais profissionais, em sua grande maioria, já haviam deixado o autódromo de Brasília.

Aiquel vai viajar para o Rio na próxima quinta-feira. “Vou falar com o presidente da Comissão”. O assunto é para que o caso seja julgado até o começo do próximo mês. “Vou fazer um pedido para um trâmite urgente para que o julgamento aconteça antes da etapa de São Paulo”, contou Aiquel. Depois, em caso de derrota nesta primeira instância, o processo vai parar no STJD.

Porque, se a história ficar arrastada, o campeonato pode terminar sub-judice. “E quero fazer esse pedido em nome da lisura, dos patrocinadores, dos promotores e dos pilotos”, encerrou o advogado.

Algumas equipes, informalmente, se ofereceram para ajudar a Vogel.