Blog do Victor Martins
F1

Abu é de doer

SÃO PAULO | O lugar, em si, tirando o ar seco pela região desértica, é fantástico. O acabamento, as luzes, a mão-de-obra, a demonstração que os Emirados Árabes crescem a passos largos não só em Dubai e a perfeição em alguns aspectos da construção que fizeram para receber uma corrida de F1 são louváveis. Só que […]

SÃO PAULO | O lugar, em si, tirando o ar seco pela região desértica, é fantástico. O acabamento, as luzes, a mão-de-obra, a demonstração que os Emirados Árabes crescem a passos largos não só em Dubai e a perfeição em alguns aspectos da construção que fizeram para receber uma corrida de F1 são louváveis.

Só que a pista, não sei por que, não é legal. No começo, até se tem uma boa vontade em ver aquele novo cenário, algumas subidas e descidas, as curvas e retas que não são conhecidas. Mas aí o treino vai rolando, acelera, freia forte, acelera um pouco, curva ali e acolá, e a imagem de uma corrida chata e aborrecente, até porque não tem nada que realmente valha para campeonato — Rubens Barrichello e Sebastian Vettel não tão nem aí para o vice — vem muito mais rápido do que os quase 100 segundos para se completar a volta em Abu Dhabi.

A McLaren vem forte. Heikki Kovalainen, que vez ou outra aparece nos treinos livres, não vai disputar a pole, mas vai tentar deixar a última impressão, que é a que fica na F1, para tentar achar um lugar decente no ano que vem. É a raspa de tacho das opções da McLaren. O favorito à vitória, como em Cingapura — a prova similar a Abu —, é Lewis Hamilton.

A única coisa que vai ser legal é ver o tal Kamui Kobayashi. Ficou em quinto hoje, bem à frente da pitizenta italiana. É um cara bacana. Vai chegando pelas beiradas na F1, e se a Toyota não o tiver no ano que vem, alguém há de olhar com os olhos bem abertos para o rapaz dos olhos semicerrados. Eu falei com ele em Interlagos e ele dizia, meio tímido, que “I’m vely happy to finish the lace”, assim mesmo, trocando os erres.

E aquele túnel dos boxes também é bem interessante. Propício a ser protagonista no esboço do marasmo iminente.