Blog do Victor Martins
F1

Moreno: “Estou de queixo caído”

SÃO PAULO | Há cinco dias, quando os documentos vazados da FIA e o próprio Nelsinho Piquet atestavam a participação no episódio de Cingapura, além da confissão da delação, entrei em contato novamente com Roberto Moreno. O ex-piloto, que tem vínculos amplamente conhecidos com os Piquet, havia dado belas e contundentes declarações de defesa da honra […]

SÃO PAULO | Há cinco dias, quando os documentos vazados da FIA e o próprio Nelsinho Piquet atestavam a participação no episódio de Cingapura, além da confissão da delação, entrei em contato novamente com Roberto Moreno. O ex-piloto, que tem vínculos amplamente conhecidos com os Piquet, havia dado belas e contundentes declarações de defesa da honra da família, em que duvidada veementemente da participação de qualquer um deles neste episódio.

Moreno me respondeu há pouco o e-mail. 

Primeiramente, Roberto agradeceu “a todos que me apoiaram respondendo o Blog Victal“. “Fiquei emocionado de saber quantas pessoas gostam de mim e apoiaram meus comentários”. E pediu desculpas “pela minha falta de informação, pura ignorância em relação à nova F1, que eu pessoalmente categorizo por razões pessoais de ‘F1 PS’, ‘pós-Schumacher'”.

Moreno não demorou a expressar sua imensa surpresa. “Estou me sentindo muito mal, de queixo caído com o desenvolvimento desta situacao Briatore/Nelsinho.  Tudo em que eu acreditava me mostraram que eu estava enganado”, falou. Disse sentir saudades da F1 dos anos 70 e 80. “Acredito que meus 12 anos nos Estados Unidos me deixaram por fora do que realmente pode acontecer quando se tem uma pessoa como o Briatore comandando uma equipe.”

O brasileiro, que mora em Miami, falou que sente muito por Nelsinho ter sido convencido a fazer parte da armação. Também, “sinto muito pela demissão de Pat Symonds, meu amigo de longas datas, de tomar chá juntos na fábrica de formula Ford da Royale em 1979, onde ele foi o projetista do meu primeiro carro de corrida, o Royale RP26”, carro que Moreno ajudou no desenvolvimento. “Fui ate baby-sitter de sua filha algumas vezes para ganhar um trocado a mais”, revelou.

Roberto apontou que “muita coisa ainda vai acontecer” pelo que conhece de Nelsão. “Ele não vai deixar por menos”, indicou. “Não vai deixar o filho que ele tanto apoiou para chegar aonde chegou ser punido pelas pressões de Briatore sem fazer o Briatore pagar caro por isso”. Mais: “Se ele ainda é o Nelson que conheço vai até o fim nesta história toda, nao vai sossegar enquanto o Briatore nao tiver pagado bem caro o que fez seu filho fazer.”

E na guerra contra Briatore, Moreno disse, em tom de brincadeira — com seu inerente fundo de realidade: “Não preciso dizer que terá todo o meu apoio neste processo.”