Blog do Victor Martins
F1

No banco dos réus

SÃO PAULO | Já era esperado, e se tornou oficial hoje, que a FIA chamasse a Renault para que deponha em seu Conselho Mundial no próximo dia 21 e explique sua versão dos fatos ocorridos em Cingapura 2008. A FIA tem posse de uma série de documentos e provas, principalmente dados de telemetria, além de depoimentos de funcionários da Renault, de baixo […]

SÃO PAULO | Já era esperado, e se tornou oficial hoje, que a FIA chamasse a Renault para que deponha em seu Conselho Mundial no próximo dia 21 e explique sua versão dos fatos ocorridos em Cingapura 2008.

A FIA tem posse de uma série de documentos e provas, principalmente dados de telemetria, além de depoimentos de funcionários da Renault, de baixo e alto escalão, e dos dois pilotos envolvidos, o protagonista Nelsinho Piquet e o coadjuvante de luxo Fernando Alonso. Há indícios de que houve, sim, uma tentativa de armação para privilégio de um piloto em detrimento de outro na corrida noturna do ano passado.

No pé em que está a situação — e isso é uma informação e não uma análise —, a Renault e Flavio Briatore vão precisar de bons advogados para reverter a punição que será aplicada pela FIA. Nelsinho deve sair ileso da história. E ninguém crê que espirre algo para Alonso.