Blog do Victor Martins
F-Indy

As palavras de Gancia

SÃO PAULO | As palavras de Carlo Gancia, representante da Indy no Brasil, a mim: No caso do Rio ser escolhido, pergunto qual seria o interesse de se gastar uma fortuna para reestruturar Jacarepaguá para depois desmanchar tudo — caso o Rio seja o escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016. Jacarepaguá há muitos anos é […]

SÃO PAULO | As palavras de Carlo Gancia, representante da Indy no Brasil, a mim:

No caso do Rio ser escolhido, pergunto qual seria o interesse de se gastar uma fortuna para reestruturar Jacarepaguá para depois desmanchar tudo — caso o Rio seja o escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016. Jacarepaguá há muitos anos é classificado de circuito de nível 7 na escala da FIA quando a F-Indy requer circuitos de no mínimo nível 3.

Além do mais — tal qual o caso de Valencia, na Espanha, que tem um super autódromo nas cercanias da cidade, mas acaba fazendo a prova de F1 num circuito de rua —, as cidades candidatas têm o maior interesse em mostrar a cidade e sua região para fomentar o turismo e os investimentos, e, portanto, não interessa a elas confinar num autódromo um espetáculo que vai para o mundo inteiro. É preferível mostrar a pujança do mar de cana-de-açúcar de Ribeirão Preto ou o Pão de Açúcar, os coqueiros de Itapoã ou outra beleza deste lindo e talentoso país para ser veiculada pelo mundo afora.”

Um detalhe: Gancia não falou em nenhum momento que o Rio é favorito, para ficar claro.