Blog do Victor Martins
F1

Cuma?

SÃO PAULO | Pinga um comunicado da Fota no e-mail. Ao fim, fiz algo tipo “hã?”. São três parágrafos curtos. O primeiro fala que “em relação ao anúncio feito hoje pela BMW, os times da Fota imediatamente consultaram um ao outro e estão prontos para assegurar todo o apoio necessário à equipe com base na […]

SÃO PAULO | Pinga um comunicado da Fota no e-mail. Ao fim, fiz algo tipo “hã?”.

São três parágrafos curtos. O primeiro fala que “em relação ao anúncio feito hoje pela BMW, os times da Fota imediatamente consultaram um ao outro e estão prontos para assegurar todo o apoio necessário à equipe com base na Suíça, cuja participação na associação está mantida, para continuar seu envolvimento na F1”.

Interessante, primeiro, o apoio. Numa leitura rápida, até é possível entender que as sete outras equipes da Fota vão ajudar a BMW a continuar na F1, financeiramente, inclusive. Não é o caso. Numa releitura, reparei no “equipe com base na Suíça”. E já passei a pensar no oposto: que se dane a BMW, as atenções ficam para manter o grupo de Hinwil, quem sabe resgatando a Sauber.

Daí a Fota segue. “Vale a pena mencionar que um trabalho profissional já teve início na Fota, com o objetivo de aumentar o envolvimento dos fãs e o show. Dentre estas iniciativas, uma que pode ser interessante é a introdução de um terceiro carro no grid.”

Para, para, para, diria aquele apresentador mala. Há algum intuito, sem dúvida, em vir com essa ideia de terceiro carro. Se a Fota segue na F1 e a F1 passa, agora, a ter 12 equipes em 2010, naturalmente a Fota não está querendo dizer que aplaude uma categoria com 36 carros. E, diante da saída da BMW, por problemas financeiros, a Fota vem com uma proposta que vai trazer mais gastos às outras equipes.

O resto do comunicado que se dane. A Fota está perdidinha. Viram hoje que Max Mosley e a FIA tinham razão quando batalharam por uma F1 menos dispendiosa. Tanto que nem sabe o que dizer.