Blog do Victor Martins
F1

Irônico

SÃO PAULO | And isn’t it ironic?, diria a Alanis Morissette antes de cantar que é como a chuva bem no dia do casamento sobre o fato de Nelsinho Piquet conseguir largar à frente de Fernando Alonso bem na corrida que deve marcar — que vai marcar, ao que tudo indica — sua despedida da Renault. […]

SÃO PAULO | And isn’t it ironic?, diria a Alanis Morissette antes de cantar que é como a chuva bem no dia do casamento sobre o fato de Nelsinho Piquet conseguir largar à frente de Fernando Alonso bem na corrida que deve marcar — que vai marcar, ao que tudo indica — sua despedida da Renault. E antes do fim do casamento, foi a chuva quem propiciou tal feito.

Aliás, fosse o Q2 a definição do grid, uma inacreditável primeira fila entre Rubens Barrichello e Piquet seria formada. Diriam que foi o Twitter que deu sorte. No fim das contas, Piquet larga em décimo, oito postos atrás do compatriota brazuca e rival de seguidores no microblog.

Irônico, mesmo, é que Nelsinho já teve muitos momentos piores na F1 e já deu mais motivos para sair da Renault do que este. Seus desempenhos atuais não têm sido tão abaixo de Fernando Alonso a ponto de justificar uma saída desta maneira. Há de fato uma cláusula no contrato de Piquet, como disse em 22 de abril no Grande Prêmio, que dava chance a Flavio Briatore defenestrá-lo se Nelsinho não fizesse pontos. É o caso. Mas nem Alonso tem conseguido.

Consciente de que o que fizer amanhã pouco deve mudar sua situação, o negócio é fazer a corrida da vida. Com a previsão do tempo apontando mais chuva, é possível. O problema é que seu retrospecto neste tipo de condição não é dos mais favoráveis — é só lembrar do “festival de rodadas” da China.

Mas é Nürburgring, que proporciona momentos únicos nas carreiras de muitos pilotos. Tipo a primeira vitória de Jacques Villeneuve, a primeira da Stewart com Johnny Herbert, as voltas na liderança de Markus Winkelhock em sua estreia na F1 pela Spyker, só para citar exemplos mais recentes. Já começou com a pole inédita de Mark Webber. Que, coitado, merecia já há algum tempo. Bem como Adrian Sutil, sétimo. Vijay Mallya deveria pintar a foto do rapaz no motorhome da Force India, mesmo se confiscado pela polícia alemã.

Logo mais, os palpites. Mas tudo leva a crer que vai ser a melhor corrida do ano. Se houver alguma “discordenação”, os caros internautas podem se manifestar.

Ah, a ironia.