Blog do Victor Martins
F-Indy

Ultrapassagem é problema (na Indy)

SÃO PAULO | Não é exclusivo da F1 o problema com a questão das ultrapassagens. A Indy também tem o enfrentado. Vide a corrida de Richmond no último fim de semana. O oval já não ajudava; a configuração aerodinâmica, que usava até um pouco do que levam para circuitos mistos, também. Assim, a organização da […]

SÃO PAULO | Não é exclusivo da F1 o problema com a questão das ultrapassagens. A Indy também tem o enfrentado. Vide a corrida de Richmond no último fim de semana.

O oval já não ajudava; a configuração aerodinâmica, que usava até um pouco do que levam para circuitos mistos, também. Assim, a organização da categoria anunciou hoje mudanças para que a competitividade fosse aumentada para evitar procissões.

Os carros poderão ter maiores aletas laterais, apoios para discos de freio e aquelas “rampas” curvilíneas na frente dos pneus. Vai ajudar, mas não vai resolver o problema, pelo que apurou o Blog Victal.

Porque o problema está justamente nos pneus, e nem a Indy nem a Firestone admitiriam isso. Equipes e pilotos têm reclamado que o nível de aderência dos calçados da subsidiária da Bridgestone diminuiu consideravelmente nos últimos dois anos. Segundo se comenta no paddock, teria sido um pedido da própria Indy à fornecedora para que os carros deixassem de andar tão juntos e assim evitassem acidentes. Mas acabou com a graça da competição. Não se consegue, por exemplo, fazer ultrapassagens pela linha de cima dos ovais, a de fora, se não se tem aderência ou um carro com 25 cv a mais que o da frente.

As mudanças serão aplicadas para os quatro ovais restantes da temporada. Neste fim de semana, a Indy corre no circuito misto de Watkins Glen.