Blog do Victor Martins
F1

A vitória da Fota

SÃO PAULO | A Fota ganhou. A Autosport publicou há pouco que Max Mosley enviou uma carta às oito unidas equipes da associação pedindo que entrem no campeonato do ano que vem em troca da participação na feitura do regulamento do ano que vem. O que em linhas mais diretas quer dizer: façam as regras que […]

SÃO PAULO | A Fota ganhou. A Autosport publicou há pouco que Max Mosley enviou uma carta às oito unidas equipes da associação pedindo que entrem no campeonato do ano que vem em troca da participação na feitura do regulamento do ano que vem. O que em linhas mais diretas quer dizer: façam as regras que quiserem para 2010 que a FIA aceita e assina embaixo.

Quando Frank Williams disse que tinha 100% de certeza de que tudo se arrumaria, tinha razão. No fundo, todos tinham. A F1 não iria aguentar, mesmo com o valioso nome e a marca que é, ter Williams e Force India como suas protagonistas, além de Pendrive, Superfundo do Poço e Piscinon do Cumpadi, por exemplo. Mosley viu que pilotos e equipes estavam tão fechados na mesma ideia que a ameaça de racha era real — fala-se até que procuraram a Dorna, que toca a MotoGP, para que ajudasse a organizar um campeonato paralelo. E escrevem, em sua missiva de abertura de pernas, que é “simples” achar uma solução.

Ou seja, depois de todo mis-en-scene, tudo se resolve assim, num estalar de dedos. E a história chega ao fim. Na sexta, a FIA anuncia as dez atuais e as três peneiradas. E a vida continua.